PROFISSÃO LUTHIER

É bastante comum alguém tocar alguns acordes no seu violão e logo após você ouvir: Tem que levar ele no Luthier pra regular.
É um profissional que a maioria dos músicos conhece, mas talvez de uma forma superficial. Então vamos conhecer mais sobre essa profissão?

A palavra Luth significa Alaúde e o luthier, por sua vez, era o construtor de Alaúde. Posteriormente, esse nome passou a ser ligado ao profissional que realizava a construção e reparos em instrumentos de cordas, como violão e violino. Atualmente, o luthier realiza os mesmos serviços para instrumentos em geral, seja percussão, sopro e etc.
Um instrumento confeccionado por um luthier, é realizado de forma artesanal, exigindo paciência, minúcia e conhecimento técnico.

CONHECIMENTOS APLICADOS


Esse ofício requer uma grande gama de conhecimentos (que podem ser intuitivos ou adquiridos pela experiência). 

MARCENARIA: Para se construir um violão ou um violino, por exemplo, deve-se ter um mínimo de habilidades de marcenaria, como a familiaridade com o manuseio da madeira e os instrumentos específicos para esse trabalho.

FÍSICA: Conceitos físicos, principalmente aqueles ligados ao som, como timbre e intensidade, além da propagação do som no corpo do instrumento. Para instrumentos elétricos, há ainda aplicação da elétrica e até eletrônica em muitos casos.

MATEMÁTICA: A música e a matemática estão intimamente ligadas. Em um violão por exemplo, aplica-se essa ciência na geometria do instrumento e na divisão da escala do braço.

QUÍMICA: No dia a dia da profissão utiliza-se colas, vernizes e outros produtos químicos diversos.

Como dito anteriormente, os conhecimentos podem ser adquiridos pela experiência, pelos muitos instrumentos confeccionados, pelos ensinamentos dos mestres e por meio de pesquisa e cursos regulares.

VANTAGENS DE COMPRAR UM INSTRUMENTO FABRICADO POR UM LUTHIER

Os instrumentos adquiridos em lojas, ou direto com fabricantes, são geralmente construídos de forma seriada, sem que seja levada em conta as preferencias do cliente. Diretamente com o luthier, o músico tem a possibilidade de fazer um instrumento "do seu jeito", com o timbre preferido, tamanho do corpo e etc. 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado é amplo. O mais comum são profissionais autônomos, que trabalham sozinhos ou em pequenas lojas. Mas além disso, pode-se trabalhar em lojas de instrumentos, oficinas de lutheria maiores ou até mesmo em orquestras, que em geral possuem seus próprios luthiers.

UM GRANDE LUTHIER

Antonio Stradivari (1644 - 1737):  Foi um luthier italiano, que pode ter sido discípulo de Nicola Amati, ficou conhecido pelos famosos violinos Stradivarius. Com sonoridade inconfundível e tocabilidade inigualável, muitas das técnicas de construção desses instrumentos ainda não foram totalmente desvendadas.

VÍDEOS

Abaixo segue um programa especial sobre a profissão Luthier com três blocos que são excelentes para se conhecer mais sobre as técnicas e instrumentos utilizados nessa nobre e bela profissão.




Espero que tenham gostado do segundo artigo da série "Profissões". Leiam também o artigo Profissão Holdie. Se vocês conhecem essas profissões, ou se você é um desses profissionais, deixe-nos saber pelos comentários.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário