JAZZ

Confesso que o Jazz não era um dos meu maiores interesses musicais, até comprar um dos CD's da coleção "Folha Clássicos do Jazz". Na época comprei a edição da Billie Holiday (imagem ao lado).
Desde então passei a gostar bastante desse estilo, que é tão peculiar. No caso de Billie, destaca-se uma voz extremamente técnica, com uma interpretação bastante amargurada, inspirada por uma vida realmente de muito sofrimento.

HISTÓRIA

Embora hoje, esse estilo seja bastante sofisticado, seu início não foi assim. No início do século XX, New Orleans, Mississípi e outras cidades dos EUA, ouvia-se de tudo um pouco. Nesse contexto e com a herança do tráfico negreiro, das músicas e danças religiosas e tribais, foi se formando esse ritmo.



O Jazz vem de muitas misturas, como do Blues, e gerou muitas outras, mas tem suas características próprias, como a forma "swingada" de se tocar, a improvisação sobre os temas principais e a participação da plateia de uma forma ritualística (herança das tradições religiosas).

INSTRUMENTOS

Qualquer instrumento pode ser aplicado ao Jazz, mas como qualquer ritmo eles tem os seus instrumentos característicos, como o piano, saxofone, trombone, trompete, guitarra, contra-baixo, percussão e a voz.

PRINCIPAIS EXPOENTES

Segue abaixo alguns dos muitos nomes que se destacam: 


BILLIE HOLIDAY



CHET BAKER


DIZZY GILLESPIE 


LOUIS ARMSTRONG 


MILES DAVIS 



JOHN COLTRANE

Para se ambientarem com esse ritmo segue uma playlist com 100 músicas de Jazz!

http://www.jazz24.org/jazz-100/

APROFUNDAMENTO

E para se aprofundarem no assunto, seguem diversos links para pesquisa.


É isso aí pessoal! Espero que vocês se empolguem e insiram o Jazz nas suas vidas!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário