SÉRIE CLANDESTINOS - 1ª PARTE

Amigos!

Tudo o que é bom, merece ser compartilhado. Hoje gostaríamos de divulgar essa série que, em nossa opinião foi muito bem feita. Essa é pra quem gosta de boas interpretações, boas histórias e boas músicas.

Como a história é grande, dividiremos esse artigo em duas partes, umas por semana, ok?

Vamos lá!?

Primeiramente, não temos o objetivo de conseguir transmitir nosso sentimento ao assistir essa mini série, é apenas um incentivo pois temos certeza que gostarão muito de assistir.

Segundo, CONTEM SPOILER!! Vamos colocar os links para vocês assistirem, pois certamente vão se interessar!! ^^!!

Esperamos que gostem muito do artigo.


Essa linda obra foi transmitida pela Rede Globo entre 4 de novembro e 16 de dezembro de 2010, em sete episódios. A historia mostra o teste de 17 atores e atrizes para a peça de teatro que tem como nome: Clandestinos. Cada um tem apenas um minuto e meio para demonstrar sua habilidade (um teste de agilidade). Essa história "é sobre esses moços e moças que sonham nessa cidade esse sonho de ser artista”, e será sobre esses moços e moças que falaremos.

• EPISÓDIO 1 (04/11/2014):

PARTE 1



“-A gente não escreve dando resultado, a direção entra em contato.
-Ah, que ótimo! Eu não preciso nem ligar?
-Não, não precisa! A gente liga.
-Ah, eu vou ficar tão nervosa esperando. É melhor você dizer que não liga.
-Tá bom... A gente não liga.
-Então tá, eu não espero. Mas tomara que vocês liguem.”

A confusão começa, a única coisa que os candidatos sabem é que o teste tem duração de 90 segundos. Não sabem a que horas os testes se iniciam, nem sobre o que a peça vai falar. A única certeza é o desejo de fazer parte desse projeto. Para tentar organizar a bagunça, Elisa (interpretada por Elisa Pinheiro) que é a produtora da peça dirigida por Fábio, decide dividir os testes em dois dias: os mais velhos se apresentam no mesmo dia e os os mais jovens farão no dia seguinte. Nessa hora, começa o aprofundamento na primeira personagem: Adelaide.

ADELAIDE: Vinda de três corações, cuida dos irmãos e faz parte de um projeto social onde toca saxofone. Uma confusão para conseguir pega-lo. Acabou deixando a banda na mão e o enterro do sub prefeito de sua cidade ficou sem saxofonista. Chegou para fazer o teste mas teve que adia-lo afinal era menor de 23 anos. O que fazer em uma cidade desconhecida, só com seu instrumento e dinheiro da passagem de volta? Pegar o sax e começar a tocar, "essa é minha forma de rezar"! Preocupada e sem ter onde dicar vê estudantes entrando no ônibus sem pagar, avista uma oportunidade, e enxerga ele como um albergue para estudantes de fora com segurança 24hs (pelo menos é o que diz para não preocupar sua mãe). Quando estava indo para o teste esbarrou com o ator Fabio Assunção, que estava no meio de uma gravação.

“Era ótimo porque era um sonho, era péssimo porque eu sabia que não era verdade, porque era louco de mais pra ser sonho, muito mais pra ser verdade. Mas o mais louco é que não era sonho.”

Eles resolveram usar este esbarrão em uma das cenas. A maquiaram e lhe deram um figurino, mas não foi tão fácil gravar a cena e depois de muito tempo percebeu que faltava apenas 15 minutos para o final dos testes. Pegou um taxi, teve que descer antes do destino final por falta de dinheiro, com chuva correu e chegou no momento final dos testes e só conseguiu fazê-lo porque o Fábio viu nela uma ótima história, pois os aparelhos já até estavam desligados:

“Mas o que vocês fariam no meu lugar? Voltar pra minha cidade olhar no olho da minha mãe, dos meus irmãos que fizeram tanto sacrifício pra eu estar aqui e dizer que eu nem tentei? Que eu deixei de tentar?”

Adelaide tinha um número preparado para apresentar, mas acharam que a sua historia era o teste, uma cena. Após o teste saiu do local de testes sem dinheiro e não sabia como voltar para casa. Na rodoviária tenta pedir ajuda, mas ninguém a escuta. Sem saber o que fazer, faz a cena que mais emociona. Chora e "reza" com seu sax numa interpretação lindíssima de "Se eu quiser falar com Deus".

“Sempre que eu to numa situação desesperada que eu não vejo saída eu pego meu sax e começo a tocar. É minha maneira de rezar”

E como Deus não desampara nenhuma de suas criações atende a esta prece tão verdadeira.


GISELE E MICHELE: Vinda de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Michele, ops, Gisele (que é irmã gêmea de Michele, que são confundidas por todo mundo), fizeram muitos comerciais por causa da semelhança, até o ponto que isto ficou insuportável para elas. 

“Você pode imaginar como é a vida sendo o eco de outra pessoa?”

Decidiram então trocar de visual, e descobriram que eram mais parecidas do que pensavam, fisica e mentalmente.

Escolheram as mesmas coisas. roupas, cabelos e etc. Então decidiram tomar uma atitude mais drástica. Sentaram em frente ao computador escolheram cabelos diferentes e saíram para a transformação. Mas a vida as vezes nos prega algumas peças, e sendo assim elas passaram em um teste para fazer gêmeas em Malhação. Tiveram que voltar a ser iguais, quando perceberam que ao se tratar de gêmeas em novelas não precisa de duas, mas apenas de uma. Decidiram na sorte quem continuaria na carreira e decidiram na sorte, e ali estava Gisele.

 Pairou um silencio.

 “Eu menti, na verdade eu não ganhei, eu perdi. A Michele ganhou. Era ela que deveria estar aqui no meu lugar e abriu mão do seu sonho por mim. Pelo meu sonho. Só que eu não quero ser feliz as custas da infelicidade dela. Desculpa. Não quero mais ser atriz, não posso mais fazer este teste.”

Sai de cena,quando sua Irma que a conhecia muito bem chega e juntas fazem uma animada apresentação mistura historia e troca rápida de figurinos. Juntas contam a historia de Maria, que tinham duas partes dentro de si separadas, mas que no final acabavam se completando.

EPISÓDIO 2 (11/11/2010)

PARTE 1


PARTE 2



“Sabe uma paixão que faz você querer ser o que a pessoa quiser que ela seja?”

“-Que anjo é esse que me desperta do meu leito de flores?
-A senhora não deve estar em plena luz da razão pra dizer uma coisa 
dessas. Se bem que hoje em dia a razão e o amor quase não andam juntos.
-Você é tão sábio quanto belo. Sua voz arrebata os meus ouvidos. Sua formosura encanta meus olhos. Me comove de tal modo que não resisto jurar, que o amo.”.

 Adaptação de: Um sonho de uma noite de verão, por Chandele e Edmilson.


PEDRO BALLA (Branquinho das Marias): Supersticioso, modelo da marca de cueca Machu Picchu, baiano, possui três mãe adotivas e as três se chamam Maria. Participa de uma ONG, onde atuou como Pedro Bala na peça "Capitães DA Areia" (por isso do seu nome artístico). Gera ciúmes entre Elisa e Fabio já que ela achou ele muito atraente.

Para Fábio, Pedro é “deste tipo que acha que massa muscular compensa massa cinzenta”. Em seu teste afirma que na Bahia não tem papel para ator Baiano que não parece ser baiano, e por isso tenta essa chance longe de casa., onde ate o momento apenas conseguiu um papel em que suas falas foram dubladas porque participou de falas em conjunto como se fosse uma multidão enfurecida. 

“Primeiro eu vou interpretar um texto meu, que eu fiz, que eu mesmo escrevi, no papel e deixei no pé da santa quando eu vim pra cá pra este Rio.”

A sua atuação, no mínimo, desinibida causa ainda mais ciúmes entre Fábio e Elisa.

ALEXANDRA LEVI (Chandele): Por ter mentido sua idade ficou para o segundo dia de teste, mas ao perceber que isso só iria te prejudicar falou que havia saído errado na inscrição e que ela já tinha 22. Ao iniciar seus testes já deixa bem claro:

“Sou daqui, do Rio mesmo, eu nasci em Ipanema, me criei em Ipanema e nunca sai... de Ipanema”

Para não falar que é garçonete, fala que esta ensaiando a peça Fado Tropical (que na verdade é o nome do restaurante onde trabalha). Chandele tem um fã, mas tão fã que largaria tudo por ela. Edimilson da aula de técnica vocal (que na verdade é um nome técnico que ela dá as aulas que tem de como falar igual a uma carioca, já que na verdade é pernambucana e está tentando esconder). Ensaiou o seu texto com seu fã, e já que ele não se inscreveu ela pediu para que Fábio contracenasse com ela. Como ele já havia visto aquele texto naquele dia de teste, chamou um outro ator que estava precisando da mesma coisa que ela. Era seu fã... Fica muito chateada, brigam no palco, ele se declara, e acaba com um beijo de amor.

EDIMILSON: Não se inscreveu para os testes, mas foi propor sua mão de obra (marceneiro,eletricista...), pois, independente do cargo ele precisava estar na peça, já que ele é louco de amor por uma garota que ele tem certeza que vai entrar na peça. Conheceu a garota por ser taxista e ter prestado serviços a ela. A garota por achar que toda Pernambucana só conseguia o papel de empregada na novela tentou ao máximo disfarçar seu sotaque, mas Edimilson por ser taxista experiente não foi enganado. Se prontificou a ser seu professor de “Carioques”. Mas só conseguiu falar com ela novamente porque havia esquecido seus documentos no carro. Largou o emprego para trabalhar como cozinheiro no restaurante onde sua amada era garçonete. Por não conseguir folga no trabalho, a moça pediu pra ele ir para a fila do teste do Clandestinos para ela poder descansar um pouco. Como o amor nada nega, ele aceitou, mas para a sua surpresa ela chegou lá antes que ele telefonasse, e estava conversando com um rapaz com o qual parecia flertar. Não aguentou e fez de tudo para entrar no elenco do teatro para não perder de vista a sua amada.

Ao ser requisitado pelo diretor é convidado a fazer a cena de “O sonho de uma noite de verão” com Chanele/Alexandra Levi. 

EPISÓDIO 3(18/11/2010)

PARTE 1


PARTE 2



“Vó?! Vó!! Fica mais um pouquinho! Não morre agora não. Vó! Vózinha. Conta só mais uma historia?!Vó!Por favor...”

EDUARDO: Dublador inspirado em sua avó Rosa. Ela sempre contava a historia do quarteto Zé, e esta historia lhe gerava fascínio desde menino. É emancipado, trabalha desde os 14 anos. O que mais deseja é conseguir levar Rosa para rever o seu pessoal. Estava fazendo o seu teste quando seu celular tocou. Se isto era grave para a plateia era imperdoável para o ator. Ele fala que precisava atender e precisa ir.

“-Meu menino, será que eu vou morrer sem ver meu povo de La?Da Paraiba?
-Primeiro que a senhora não vai morrer, segundo que eu trouxe uma surpresa.”

Apaga a luz e começa a dublar os quatro “Zés”. A cena é muito bonita e emocionante.

ALEJANDRO: Ninguém sabe o que é ser marcado por um esteriótipo como ele. Para provar como era bom, usa alguns personagens, que confunde até mesmo o Fábio, que já não sabe qual daqueles papeis é Alejandro na vida real. 

“A máfia da inveja decretou que eu era um ator de um papel só”

Seu teste é uma confusão e como demora muito os outros candidatos invadem a área de testes e ao discutir, Alejandro é jogado do palco. Desperta, mas não mais como Alejandro e sim como um espanhol. Depois do teste, aparece na casa de Fábio afirmando não se lembrar de seu nome e nem para onde ir. Elisa tenta aplicar técnicas de hipnose reversiva que aprendeu no curso de psicodrama. Nessa regressão, o ator regride um pouco além do planejado. 

“-...eu não sou um macaco, nem Argentino, nem gago nem gay.”

O rapaz na verdade era o modelo Yury da novela e esse passado lhe perseguia até hoje, e ele apenas precisava provar que poderia fazer qualquer papel.

CONTINUA SEMANA QUE VEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário