É certo que existem muitos filmes sobre músicas, que abordam diversos pontos de vista. Gostaria de falar sobre alguns, que por algum motivo me marcaram.
Esse post não tem a intenção de ser um ranking ou uma crítica, apenas impressões sobre as produções.
Então vamos começar!
Filme que conta a história de Evan Taylor, que cresce em um orfanato e desde cedo demonstra exímios dons musicais. Sua trajetória na música conta com apresentações nas ruas de Nova York e estudos em Juilliard (Famosa escola de música e artes cênicas de Nova Iorque). Evan usa seus talentos na busca de seus pais, também músicos, mas que foram separados por diversos interesses quando mais jovens.
O filme é muito sensível e transmite muita emoção para quem gosta de música!
2º) O SOLISTA
O jornalista Steve Lopez, sofre um acidente andando de bicicleta. No hospital percebe um belíssimo som de violoncelo. Como todo bom jornalista, correndo atrás da informação, descobre Nathaniel Ayers, um mendigo diagnosticado com esquizofrenia que vê na música clássica a única alegria de sua vida. Lopez e Ayers se tornam grandes amigos e passam a compartilhar ideias sobre o violino.
3º) O CONCERTO
Há 30 anos atrás, um renomado maestro, chamado Andrei Simoniovich Filipov, foi demitido da orquestra de Bolshoi. A pesar disso, continuou trabalhando lá como auxiliar de limpeza. Por acaso (ou não), ele descobre que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris. Andrei, então, tem a ideia de reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra, escondendo da mesma esse convite. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet os acompanhe.
A cena, do solo de violino de Anne Marie, é lindíssima, com música de Tchaikovsky. Segue abaixo para instigar!
4º) AMADEUS
O filme se inicia em 1823, quando Salieri (seu rival Mozard), já velho, tenta cometer suicídio, cortando sua garganta enquanto grita por perdão, por ter matado Mozart, há muito falecido. Após ser internado num hospício, é visitado por um padre, que o procura para obter a sua confissão. Salieri, após ganhar confiança no padre, inicia uma confissão sobre seu relacionamento com Mozart. As cenas desse diálogo voltam, ao longo do filme, como se a trama estivesse sendo narrada ao padre por Salieri, durante toda uma noite até o início da manhã seguinte.
5º) A ENCRUZILHADA
O filme conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica, Eugene Martone, que é aficionado por blues. Mesmo reprimido pelo seu professor, um purista, o jovem não se intimida e descobre que Robert Johnson, lendário violonista de blues, tinha um contrato para gravar 30 músicas, tendo, contudo, gravado somente 29 até sua morte. Com a intenção de gravar a música perdida e iniciar sua carreira com chave de ouro, ele ajuda na fuga de Willie Brown, um antigo gaitista de blues e amigo íntimo de Robert Johnson, de um asilo-prisão.
Assim começa a busca de ambos pela "Encruzilhada", local onde Johnson e Brown teriam vendido suas almas ao Diabo para se tornarem famosos cantores de blues.
O desfecho do filme se dá com um glorioso duelo de guitarras entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do Diabo, Jack Butler (ninguém menos do que o guitarrista Steve Vai). Durante o filme, a maior parte das dedilhadas de Ralph Macchio foram dubladas pelo guitarrista Ry Cooder.
Abaixo segue a cena clássica do duelo com Steve Vai!
É isso aí pessoal! Espero que gostem tanto quanto eu gostei!
Grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário