Como escuto musica



Escuto música procurando entender o sentimento e a letra. Aprendi isso com minha mãe que vivia escutando MPB e voltando a faixa que estivesse escutando, para me mostrar trechos que ela achava bonitos ou para fazer eu pensar um pouco sobre a frase, muita das vezes ela deixava eu tirar minhas próprias conclusões. Talvez por esse exercício nunca consegui desatrelar a música daquilo que está sendo cantado, e por isso músicas somente instrumentais demoraram a se tornar bonitas para mim.

Passei os anos catando frases, pedras preciosas eu diria, que fariam algum sentido para mim e dependendo do meu humor poderiam ser vistas de modos diferentes. As vezes gritos de independências agarrados dentro do meu peito, em outras o anseio de aprender a sentir a saudade de tudo aquilo que não havia vivido. Lembro quando foi a primeira vez que coloquei um Cd no rádio com a intenção de ouvir atentamente e aprender a cantar uma música, Faroeste caboclo da Legião Urbana. Racionalmente interpretei aquela história, mas minha mente ainda desacostumada com muitas das palavras não pegou todos os sentidos; vi que a jornada de joão de santo cristo era triste. Aquilo me deu o que pensar durante a semana, pois era a única coisa que escutava. Depois de muito tempo entendi alguns aspectos.

A música pra mim então tornou-se aquilo que um dia escutei um professor falar, não faço ideia de onde ele tirou mas falou o seguinte: “Certo dia um poeta falando de suas poesias disse que seus poemas eram tais quais rosas, quando se entregava para alguém deixava a pessoa interpretar o gesto”. Gosto dessa frase, ela complementa pra mim que o que pode ser significativo para um pode muitas vezes não ser para outros. Gosto não se discute e ponto, é necessário respeito.

Apontando isso trago a vocês algumas preciosidades, catadas com muito cuidado. Alguns podem não gostar dos estilos, mas peço que abra um pouco as possibilidades do seu leque de possibilidades, sintam a letra e talvez se inspirem a levar a ideia para o ritmo que você mais gostar.






- Essa música foi colocada aqui de propósito, gostaria que ela ajudasse a entrar nessa viagem das letras


- Algumas coisas precisam ser ditas de certas formas e o rap é a forma direta para se apontar uma ideia. O verso que me marca nessa música Mais saudade, que é sentir fome com a alma

- Essa é a música que sempre me acompanhou, ela é única e a cada ano um verso me chama atenção, Nesse exato momento o que me chama a atenção é “Não me entrego sem lutar”.



- Há um tempo atrás havia perdido o encanto no Teatro Mágico (talvez por escutar muito), porém sempre gostei das brincadeiras de aliteração das letras e as suas ideias e foi no Cd grão do corpo que encontrei novo animo e o verso dessa música que mais gosto “A paz passou dizendo: Não tenha medo, posso me atrasar!”

- Durante bom tempo esses eram os primeiros versos que cantava de manhã “Pouco a pouco, Serei mais forte”


- Uma das releituras mais bonitas que já escutei das músicas do Chico Buarque foi feita por Oswaldo Monte Negro e essa junção em especial me emociona bastante e o verso final é lindíssimo “E eu não quero levar comigo a mortalha do adeus.” pois há na tristeza um quê de beleza.


                                     


- “Ah! Meu amor! Não se entregue sem mim” curtinha e emocionante



- Para finaliza uma história de amor “qual é a batalha que não tem dor?



Essa foram algumas das minhas preciosas pedras (as que tenho escutado mais no momento), tenho muitas ainda caso queiram. Me contem qual as preciosidades que vocês carregam para escutar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário