SONORIDADE DE MÚSICA ÁRABE - 2ª PARTE

Olá amigos!

Em 2014, postei o artigo "SONORIDADE DA MÚSICA ÁRABE - 1ª PARTE" e fiquei devendo esse complemento. No primeiro, falei mais sobre escalas usadas e nesse falarei um pouco sobre os instrumentos mais comuns.

Em meus estudos, encontrei uma referência bem completa escrita pelo professor de ritmo Eduardo Almaza, no site http://www.laielialmaza.com.br/meio_i.htm. Segue a transcrição desse artigo, com algumas inserções e comentários.



INSTRUMENTOS MAIS COMUNS

CORDA

- Alaúde – Acredita-se que seu nome vem do árabe Al – Úd (a madeira). Acredita-se que o alaúde como conhecemos hoje teria sido idealizado na Pérsia e mundo árabe no início do Século VII. Possui braço curto e fundo arredondado em formato de pêra, com 12 cordas. No passado, suas cordas eram feitas de seda e tripa de carneiro. É considerado o principal instrumento da música árabe e o 1º Instrumento de cordas do Mundo. Há indícios de que muitos tipos de alaúdes foram utilizados nas civilizações Egípcia, Grega, Romana e até mesmo Turca. 


- Violino – A pesar de ser mais comumente conhecido na música erudita, esse instrumento Europeu foi adaptado na música árabe, no século XIX. No século XX, ele já havia tomando o lugar da antiga e ainda usada Rabeb (instrumento folclórico que é o pai do violino e da Rabeca). O violino permite que sejam extraídos sons agudos, estridentes, longos, curtos ou bem suaves. 




- Kannun - Consiste essencialmente de uma cítara com uma caixa de ressonância trapezoidal. O kannun, especialmente na Antiguidade, era conhecido como saltério. Possuem 25/30 conjunto de cordas triplas de nylon . É apoiado no colo do músico que o toca. Tem uma tessitura de três oitavas e meia, de lá2 a mi6. As dimensões dos kannuns turcos costumam ser de 95 a 100 centímetros de comprimento, 38 a 40 cm de largura e 4 a 6 cm de altura.



SOPRO

- Nay – Flauta de bambú de som suave e hipnotizante, usada em todos os estílos da música árabe, até hoje.



- Mijuez – Flauta de bambú dupla, de som agudo e médio agudo. Usada em músicas folclóricas (Dabke e na Dança do Bastão).



- Mizmar – Flauta de madeira curtida, semelhante a uma mini corneta, de som agudo e médio. Instrumento típico das montanhas e também folclórico.



PERCUSSÃO

Derback
- Derback ou Table – Instrumento solo originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três variados sons: grave, médio e agudo; motivo pelo qual é considerada percussão principal numa orquestra árabe.




Deholla
- Deholla (Semelhante ao derback) – Instrumento de base originalmente feito de argila extraída do rio Nilo, com couro de peixe, atualmente é confeccionada com alumínio fundido e a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece dois tipos de sons: grave e médio grave.





Daff
- Daff (Pandeiro oriental de tamanho médio) – Instrumento de base com címbalos de metal, originalmente feito de madeira com couro de peixe, mas, também foi modernizado, sendo confeccionado com alumínio fundido e com a pele de acrílico sintético, instrumento este que oferece três tipos de sons: agudo, médio agudo e médio grave.






Mazhar
- Mazhar (Pandeiro oriental de tamanho grande) – Instrumento de base com címbalos grandes de metal originalmente feito de madeira com couro de gazela, instrumento que não sofreu modernização, emite três tipos de sons: grave, médio e médio grave.

- Tabel (Tambor oriental) – Instrumento solo originalmente feito de madeira com couro de carneiro em seus dois lados, sendo confeccionado assim até os dias atuais, instrumento que também não houve modernização, emite um só tipo de som: grave.

- Katm ou Maktoum – Instrumento de base originalmente feito de madeira com couro de gazela, sendo confeccionado assim até os dias atuais, emite dois tipos de sons: grave e médio grave.


RITMO

Nessa sessão há a descrição dos ritmos e abaixo um vídeo exemplificado.

- Maqsoum – Originário do Egito. Possui muitas variações também. Significa “cortado ao meio”. Ritmo 4/4 muito usado em solos de derback.
DUM TAC ESS TAC DUM ESS TAC ESS

- Balady – Significa “minha terra" ou “meu país”. É um ritmo 4/4 bastante comum. Possui muitas variações, e algumas, nomenclaturas diferentes.

DUM DUM ESS TAC DUM ESS TAC ESS


- Ayoub – Ritmo folclórico, originário da África forte e marcante usado desde o tradicional dabke libanês até o zaar ritual religioso do Egito semelhante a umbanda.

DUM ESS DUM TAC


- Malfuf – Ritmo 2/4 bastante utilizado na Raks Sharky, sobretudo, para entrada e saída de bailarinas, também muito usado no dabke.

DUM ESS TAC ESS TAC


- Masmoudi Kabir – Ritmo egípcio 8/4 bem semelhante ao balady mas, numa cadência bem diferenciada, usado muito nas músicas clássicas do estilo tarab.

DUM DUM ESS TAC ESS TAC DUM ESS TAC ESS TAC ESS


- Shaftatélli – Ritmo Grego 6/8 originado na Turquia ritmo alegre significa dança de casais na Grécia. Na música árabe é muito usado nos estilos clássico.

DUM ESS ESS ESS TAC ESS TAC ESS DUM ESS ESS ESS TAC ESS ESS ESS


- Fallahi – Originário do Egito fallahi significa camponeses nome dado aos trabalhadores dos campos egípcios que utilizam este ritmo 3/4 em suas celebrações.

DUM TAC TAC ESS

Obs: Os 7 ritmos acima estão contidos nos 10 apresentados no vídeo abaixo.


Ritmos acima cidatos


- Saaidi ou Maalub el Balady – Nome originário de El Saaid, no Alto Egito. É um ritmo 4/4 utilizado para a dança da bengala ou bastão. Possui muitas variações. 
DUM TAC ESS DUM DUM ESS TAC ESS



Saaidi


- Zaffa – Ritmo 4/4 utilizado em cerimônias de casamento. Dançarinos e músicos acompanham os noivos em sua chegada e sua saída.
DUM TAC TAC TAC DUM ESS TAC ESS


Zaffa

- Karachi – Ritmo 2/8 rápido, utilizado bastante no Egito e no norte da África.
TAC ESS TAC DUM

Karachi

- Samaai – Bastante utilizado na música Síria no estilo moacharrad. ritmo usado na maioria das vezes na sua candência lenta, possui uma seqüência de três partes. Compõe um ritmo 10/8.
DUM ESS ESS TAC ESS DUM DUM TAC ESS ESS

Samaai

- Takassim – É uma improvisação de instrumento melódico que pode ou não ter acompanhamento rítmico.


Takassim

Sei que ainda há muito para se descobrir e pesquisar, mas acredito que temos um bom material para estudar.

Essa chamada "Música Árabe" é fascinante, tanto harmonica quanto melodicamente, mas muito também pela parte rítmica, com seus instrumentos de sonoridade singular!

Espero que tenham gostado e caso tenham sugestões, dúvidas ou críticas, entre em contato aqui. Ficaremos sempre felizes em responder! 

Um grande abraço!

Thiago Oberdan de Matos

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