OUROS QUE AS MINAS GERAIS

QUARTETO COBRA CORAL


Nesse post o intuito é de deixar a mensagem, quase como um apelo, para que pesquisemos e valorizemos os artistas que temos ao nosso lado. Vamos incentivar a música mineira que é riquíssima e maravilhosa.

Produzam, pesquisem e divulguem!




Gostaria de apresentar um grupo que muito me encanta e que muito orgulhoso me deixa por ser conterrâneo deles. Esse grupo se chama QUARTETO COBRA CORAL.

Há alguns anos fui convidado a assistir uma apresentação deles e, como muitos outros mineiros, eu não conhecia essa joia da nossa terra. A surpresa (mais do que boa) que me causou ouvir e imediatamente passar a admirar o grupo e seus integrantes foi indescritível.

A lembrança mais intensa que tenho desse dia, é a do Pedro Morais e a Mariana Nunes interpretando a música "Tristesse" de Milton Nascimento. Não encontrei um vídeo com melhor qualidade, mas o que selecionei já consegue mostrar um pouco do que vi.


Embora esse vídeo mostre um pouco do que vi, não expressa nem um pouco o que senti. E assim foi por toda a apresentação.

O foco desse projeto são os arranjos vocais, o que é bastante valorizado pelo formato mais acústico do instrumental, que é composto, basicamente, por violões e piano.

Devo confessar que como violonista, os arranjos muito me inspiram.

Caso queiram mais informações sobre o grupo, acessem o Blog O Cobra Coral e a Lista de reprodução do youtube.

QUEM É O COBRA CORAL?

O grupo é formado por Flávio Henrique, Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais. Todos músicos mineiros, com carreiras independentes. 

Como o intuito do post é divulgar, não vou escrever sobre os artistas e sim transcrever do Blog O Cobra Coral a biografia resumida dos integrantes.


FLÁVIO HENRIQUE

Compositor, arranjador e produtor musical. Em 20 anos de carreira, lançou 7 CDs autorais e 1 DVD. São eles: CDs -Primeiras Estórias (1995), Flávio Henrique e Marina Machado (1997), Aos Olhos de Guignard (2000), Livramento (2002),Presépio Cantado (2004), Sol a Girar (2006) e Pássaro Pênsil (2008). DVD - Hotel Maravilhoso (2006).
Parceiro dos maiores nomes da Música Brasileira como, Milton Nascimento, Chico Amaral, Fernando Brant, Zeca Baleiro, Luiz Tatit, Vander Lee, Toninho Horta, Sérgio Santos, dentre outros, já produziu mais de 30 CDs da música independente mineira para, Pedro Morais, Marina Machado, Regina Souza, Telo Borges, Maurício Tizumba, Mariana Nunes, Elisa Paraíso, e outros. 
Além disso, possui composições gravadas nas vozes de grandes destaques da MPB como, Ney Matogrosso, Leila Pinheiro, Ed Motta, Milton Nascimento, Ná Ozzetti, Fernanda Takai, Zeca Baleiro e diversos outros.

KADU VIANNA

Músico cantor, compositor, violonista e guitarrista. Iniciou sua carreira artística quando ainda jovem mas se lançou oficialmente há cerca de 9 anos. Com estilo próprio e voz peculiar, mesclando MPB, Pop, Jazz e Rock, tem seu talento reconhecido por grandes nomes da música nacional. Possui 2 CDs autorais - Kadu Vianna (2002) e Dentro (2006). 
Canções próprias e em parcerias com outros grandes artistas marcam sua carreira. Logo no primeiro cd contou com as participações de Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum, Carlos Malta, Paulo Calasans e uma música inédita de Paulinho Moska. No segundo cd, contou com Milton Nascimento, Marina Machado, Leo Minax, Flávio Henrique e Jeff Sabag.
As experiências acumuladas lhe permitiram assumir a produção, direção musical e arranjos do seu último trabalho. 




MARIANA NUNES

Cantora apontada como grande revelação da nova geração feminina de intérpretes brasileiras. Com seu timbre raro e delicado alcança tons variados, esbanjando técnica e sentimento. Desde a infância, convive com o jazz e a música instrumental. 
Em parceria com o compositor Vitor Santana, lançou seu primeiro CD e DVD - AbraPalavra (2005) e
AbraPalavra Ao Vivo (2006). Após o belo trabalho realizado, lançou seu primeiro CD solo - A Luz é como a Água (2008). 
Em seu repertório encontram-se composições inéditas de Milton Nascimento, Fernando Brant, Vitor Santana, Vander Lee e Flávio Henrique além de releituras de Chico Buarque, Tom Jobim, José Miguel Wisnik entre outros.






PEDRO MORAIS

Músico cantor, compositor, violonista e bandolinista. Iniciou sua carreira musical ainda jovem com apresentações em festivais regionais que lhe permitiram adquirir muita experiência. Dono de um timbre característico e incomum vem se consagrando como a revelação da música brasileira. Possui 2 CDs autorais - Pedro Morais (2005) e Sob o Sol(2009).
Participa da produção musical do seu primeiro disco que conta com 11 faixas autorais e 1 regravação de João Bosco e Aldir Blanc. Segundo Pedro, o processo de arranjo do disco inteiro foi guiado pelo violão e voz, respeitando sua personalidade musical. Sob o Sol, seu segundo disco, é marcado por grandes parcerias e por um estilo intimista e enérgico abordando questões afetivas, ambientais e coletivas. Um trabalho desafiador e tocante.
O reconhecimento do seu trabalho lhe permitiu dividir o palco com grandes nomes da música nacional como, Vander Lee, Max de Castro, Paulinho Moska, Beto Guedes, Flávio Venturini, Ná Ozzetti, Flávio Henrique, Toninho Horta e outros.

4 comentários:

  1. Cara, o Pedro cantando essa música é demais! A voz dele vai com muita alma e não desafina!! Muito bom! Temos que ir num show juntos!

    ResponderExcluir