Arte Hiper Realista

Você fica admirado com as pessoas ao seu redor que desenham bem? Representar a realidade depende diretamente de como a observamos. Nosso olhar cotidiano costuma ser generalista, vemos e em poucas vezes percebemos os detalhes reais de algo, uma prova? Você conseguiria se lembrar como é o controle remoto da sua televisão ou sair agora do computador e lembrar os detalhes do seu teclado? Por mais que já nos relacionemos com eles quase que de forma automatizada raramente nos atentamos a todo o conjunto, por isso muitas vezes você faz algo de forma instintiva e com o tempo se precisar lembrar algo específico a respeito você tem dúvidas.
Para retratar a realidade você precisa estar atento a todos os elementos do que deseja representar: o material, a proporção, a altura da observação, a disposição, a luz incidente e todas as variáveis que couber na situação. Portanto, representar o que se vê não exige apenas habilidade manual (ou do meio que você utiliza), mas capacidade de treinar o olhar.


O escultor australiano Ron Mueck impressiona por suas produções hiper realistas, que levam longos períodos para serem finalizadas e se destacam pela riqueza de detalhes. Inicialmente fabricante de marionetes e modelos para televisão e cinema começou a se destacar na arte através de sua sogra, Paula Rego, após colaborar em sua produção artística. 
Seu trabalho exige profundo conhecimento da musculatura do ser humano, com suas mais diversas feições, posições e peculiaridades, além de necessitar do domínio da representação de roupas, pelos, unhas, variação tonal da pele e muitos outros elementos.

Atualmente seu trabalho é mundialmente reconhecido e leva milhares de pessoas às suas exposições, curiosas pelas produções impecáveis, que são desenvolvidas nas mais variadas escalas. Este ano, suas esculturas puderam ser visitas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que teve a honra de expor obras inéditas do artista. 

Confira um pouco mais da obra deste artista e se inspire com suas habilidades:






Nenhum comentário:

Postar um comentário