As novas possibilidades do Aprender


Esta semana eu daria continuidade ao post sobre educação, mas vou aproveitar meu novo encantamento para tratar deste assunto de forma mais indireta e dar uma dica para o aprendizado de música!


Aplicativo PianoMaestro
Sou apaixonada por piano e sempre tive vontade de aprender, mas o tempo e a pouca capacidade de ser autodidata para música (mais por preguiça, que por aptidão) têm dificultado as coisas. Cheguei até a ter em casa um teclado emprestado, mas não consegui desenvolver muita coisa sem direcionamento. Então eu descobri um aplicativo, o PianoMaestro, que é GRÁAAAATIS, isso mesmo, grátis! Ele promete ensinar noções de partitura, notas, posicionamento da mão, tempo da música e tudo isso por um teclado na tela do tablet. Além disso se você tiver um teclado ou piano em casa, ele capta o som e você pode aprender diretamente no instrumento. 
Claro que o aplicativo não substitui aulas convencionais nas quais você tem a assistência de um professor, mas convenhamos, já dá uma felicidade ao coração poder aprender de uma forma lúdica e simples, não é mesmo? E para os professores de piano, nada de desespero, ele não vem para substituir o trabalho de vocês, pelo contrário, no site do aplicativo os professores encontram uma sessão apenas para eles, na qual podem encontrar formas de integrar a ferramenta às suas aulas através de exercícios e acompanhamento semanal do aluno (vale a pena dá uma olhada).


Esta ferramenta é mais uma da Joytunes, que possui outros aplicativos também voltados para o ensino de música, o triste é que o aplicativo está disponível apenas para iOS e Windows, mas se você tem acesso à estes dispositivos vale muito a pena! 

E a parte sobre aprendizado?

"Muito boa a pergunta, eu mesma respondo"

Aplicativos assim só enfatizam como o ensino precisa e em alguns casos vem acompanhando as novas necessidades que vem surgindo. Ao Enfatizar a experiência do aluno e o envolver de forma dinâmica, até o ensino em áreas mais tradicionais, como a música, tem se reinventado.
Além disso, ele serve de inspiração para quem se interessa por educação, como professor ou não, afinal para quem se encanta pela área não basta apenas ter sede pela possibilidade de ensinar ou de auxiliar a isto, mas também é preciso ter o domínio de como atingir melhor o grupo para o qual se deseja passar determinado conteúdo.
Exemplos assim, só reforçam que a "decoreba", antes necessária, vem cada vez mais sendo deixada de lado e para dar espaço a métodos que envolvem o aluno, agregando o prazer ao aprendizado, tem coisa melhor?

Espero que gostem da dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário