Um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi realizado o primeiro Festival de Bregenz: a semana de Bregenz Festwoche, na cidade de mesmo nome. A primeira apresentação foi encenada em duas barcaças ancoradas no Lago Constance - uma carregando as estruturas de palco para o início de trabalho de Mozart Bastien et Bastienne, a outra a orquestra. Em uma cidade que nem sequer possuía um teatro, a ideia de montar um festival parecia excêntrico, mas a solução inicialmente improvisada de escolher a mais bela parte da cidade - o lago - com o tempo provou ser um enorme sucesso. Atraindo visitantes da Áustria, Alemanha, Suíça e França que fizeram do Festival um evento internacional em seu primeiro ano. Sendo que a orquestra do festival, desde o início foi a Sinfônica de Viena, que fez uma grande contribuição para a evolução e sucesso do Festival.
Em 1950 o Festival de Bregenz adquiriu sua primeira casa: uma fase off-shore, na qual sua estrutura foi erguida sobre estacas de madeira, em que principalmente operetas e balés foram realizadas. Graças ao grande público interessado, sua programação se tornou mais variada e a partir de 1962, concertos de música de câmara e óperas de Haydn foram realizados no palácio renascentista em Hohenems. No lago, noites de balé foram encenadas desde 1960, sendo um grande sucesso. Os diretores de Brengenz queriam um teatro popular, acessível a todos e com alto padrão artístico. O estilo da cidade é reconhecido pela representação visual corajosa dos temas das óperas no lago. Isto significa que as óperas podem ser entendidas em um nível emocional e são mais fáceis de compreender, de modo que mesmo pessoas que raramente vão à estes eventos podem acompanhar o que está acontecendo com maior sensibilidade. É este estilo de produção, a localização única e a atmosfera inimitável de teatro ao ar livre que conta como recurso especial do Festival de Bregenz.
Hoje contam com o Seebühne, um grande palco flutuante no Lago Constance. Sendo a peça central do anual Festival de Bregenz, na Áustria. O palco abriga produções elaboradas de ópera, que são famosas por suas cenografias extraordinárias,e podem ser assistidas por um público de até 7000 pessoas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário