Em meados do ano de 2007, reuniu-se um grupo denominado comissão de artes do evento chamado COMEBH (Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte). Ao final desse evento, o clima de amizade e companheirismo foi tão grande, que tornou-se inevitável o que aconteceu.
Imagem da primeira apresentação do Grupo Sol |
Em meados de 2008, nasceu o Grupo Sol de Arte Espírita. O grupo não queria ser um grupo de teatro, não queria ser um grupo de música e nem um grupo de dança. A ideia era e ainda é ser um grupo em que todas as artes sejam utilizadas e que a fronteira entre elas seja imperceptíveis. Essa forma de trabalhar é chamada, carinhosamente, de "mamão com laranja".
Como descrito pelo próprio Sol, "o Grupo
Sol de Arte Espírita tem como objetivo fundamental a divulgação da
mensagem de Jesus à luz da Doutrina Espírita através da arte,
acreditando que o reconhecimento de partes de nós mesmos em cada
personagem, música ou situação proporcionada artisticamente, oportuniza reflexões
em nossas vidas."
A temática Cristã permeia os trabalhos do SOL e a busca constante nas músicas, textos, poesias, peças e em todo o trabalho é promover a reflexão do próprio ser e usar a arte como "substância
transformadora, na sua possibilidade de transpor barreiras e, de
algum modo, fazer sentir!"
É, e sempre será, um grande privilégio fazer parte dessa tarefa! =)!
Os ensaios são realizados aos domingos, onde as músicas, as peças e os textos são trabalhados e estudados. As apresentações acontecem em centros espíritas, em teatros, em praças, enfim, utilizando-me de um trecho de uma de nossas músicas: "Onde alguém quiser nos assistir, nós vamos encenar".
Nem de longe espero falar tudo sobre o grupo, mas espero sinceramente poder atualizar esse post ainda por muitos e muitos anos.
Nem de longe espero falar tudo sobre o grupo, mas espero sinceramente poder atualizar esse post ainda por muitos e muitos anos.
Espero que todos busquem, se interessem e gostem!
APRESENTAÇÕES
TIM E VANESSA E AMIGOS: Apresentação para a qual fomos convidados pelos nossos amigos da dupla Tim e Vanessa, para compor esse evento juntamente com os grupos Verbos De Versos e Coral Luzes em gotas.
UM CONVITE AO SOL: Uma trupe de músicos conta uma história que acontece paralela à narração do convite feito por Jesus a Pedro: “Não temas; doravante serás pescador de homens."A peça abrange manifestações artísticas como música e vídeo, levando o público a tecer reflexões sobre imortalidade da alma e a necessidade do trabalho.
OLHARES: Essa peça nos convida a olhar com os olhos de ver e enxergar nas coisas cotidianas a arte divina. O simpático encanador Durval é o personagem que nos convida a essas muitas reflexões. Utilizando textos lindíssimos de Meimei, o misto de comédia e drama que essa apresentação nos traz, transmite uma belíssima mensagem.
FESTIVAL DE 5 MINUTOS: O, carinhosamente chamado, FE5, nos proporcionou momentos de interação com outros grupos, onde houveram trocas de experiências muito significativas. Basicamente, cada grupo deveria apresentar esquetes de no máximo cinco minutos, em duas etapas. Na primeira "de cara limpa" e na segunda com maquiagem e figurino. Presenciamos belas apresentações e guardamos com muito carinho esses momentos tão especiais.
OUTRAS ATIVIDADES: O Grupo Sol, possui um clima de muita amizade e além dos ensaios e apresentações, também se dedica ao estudo, visitas fraternas, seminários e estamos sempre abertos a novas e engrandecedoras experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário